Oct 3, 2008

Depois de quase 4 meses: minhas impressões

Estou morando na Dinamarca, Copenhagen, desde maio, com um pequeno break de um mês e meio lá no Brasil. Depois destes meses posso dizer que gosto daqui, apesar de ainda não ter conseguido um emprego e de estar impressionada com a ventania que faz por estas bandas. Mas estou feliz de poder viver aqui e experimentar o jeitinho nórdico de levar a vida!

Mas aprendi que:
* Os nórdicos são fechados sim, mas ao mesmo tempo são prestativos e queridos. Te tratam bem onde quer que vá (com umas pequenas exceções, claro). 
* Eles se preocupam com o próprio nariz, não se intrometem em sua vida. Isso pode assemelhar-se com o ser "fechado", mas na verdade é o termo "cuidar da própria vida" seguido ao pé da letra.
* Eles sorriem muito pra você pela rua, achava que não era verdade. Mas eles sorriem e muito!
* É bom sair de casa sempre com uma capa de chuva ou guarda-chuva, aqui chove horrores! E a ventania é uma loucura...
* O sistema social dinamarquês funciona de verdade. É impressionante¡ As preocupações são outras, por exemplo: não se vão conseguir chegar ao fim do mês ou pagar a escola, mas se poderão conseguir comprar aquela casa ou aquele apartamento, se poderão fazer aquela viagem ou se poderão mudar de emprego. Tudo isso é só um exemplo, claro que há os menos favorecidos, mas sem comparação com o Brasil. O governo e os bancos te ajudam, não te sacaneiam!
* Os impostos são altíssimos, é verdade. Se você trabalha e ganha alguma gorda comissão, por exemplo, não tem choro nem vela, 60% da sua gorda grana vai para o governo!! Mas é preciso ser assim para conseguir ter um sistema social como o deles. E claro, ser o país menos corrupto do mundo (como mostrou o resultado de uma pesquisa recente).
* Educação e saúde são totalmente grátis, mas os melhores médicos, dentistas e afins saem do país para poder ganhar mais dinheiro e não ter que pagar tanto imposto!
* O dinamarquês é uma língua muito da difícil de aprender (isso todo mundo sabia, mas é pior do que eu pensava!!!). E olha que estou começando a entender, mas é que vai demorar tanto tempo para poder falar direitinho... Ai ai!!
* É um país lindo de morrer. As paisagens são fantásticas e cada dia eu me surpreendo com a beleza da Dinamarca.
* Eles respeitam muito os ciclistas, os pedestres etc. Na verdade, eles respeitam tudo! Não existe isso de "caô a la brasileira"... É preto ou branco, nada no meio termo!
* Bicicleta é tudo de bom!!!
...

A lista poderia seguir e seguir... Mas é um país muito bom para se morar. Realmente me surpreendi com a dificuldade de conseguir um emprego quando não se fala a língua... Neste ponto a Dinamarca ainda tem muito que caminhar... 

Estou feliz! Agora só falta um emprego!!

O lago bem na frente da pequena sereia, Copenhagen. Lindo, não? 

4 comments:

Camila said...

Ufa! demorou mais saiu.....
Entrava aqui e nada mudava!!
Daqui a 4 meses enro de novo pra ver as novidades... rrss
Brincadeira.... mas escreva de novo em breve... gosto de acompanhar...
Ah, tenho novidades, mas nada de escrever por aqui.. é particular.. hehehe
beijos

Anonymous said...

rar aí enquanto estou no plantão das eleições.
beijos

Anonymous said...

Ih, meu comment saiu picotado. Disse que deu até vontade de ir morar aí (pelo menos enquanto estou no plantão das eleições).
bjos

Anonymous said...

eriaMayra minha prima querida,

Que bom ter tao boas noticias suas. Espero que esse seu astral permaneça por muiiiiito tempo.
Quando tiver um tempinho maior te escrevo contando as novidades (que nao são muitas).
Um beijo grande em vc e Cris,
Valéria