May 15, 2009

Depois de um ano... Impressões

Moro em Copenhagen há exatamente um ano. O período de adaptação chato e muitas vezes inconveniente já passou. Quase me sinto uma local, só faltando, claro, a fluência em dinamarquês (isso são outros quinhentos, falamos sobre isso daqui a um ano!).

Agora tenho um emprego, amigos maneiros e interessantes, conheço a cidade e não preciso mais de mapa (quase sempre). Ando de bicicleta sem medo, mas com capacete (o trânsito de bikes as vezes é cruel e o povo anda feito louco, é preciso prudência caso não esteja acostumado). Agora sou super pontual, como quase todos os dinamarqueses (ainda falta ser pontual nas festinhas, mas ainda chego lá). O frio não me assusta e sobrevivi ao inverno. Aprecio muito mais o sol e acabei me acostumando a ter uma cortina branca e fininha para deixar a luz passar (mas nada como um blackout, sempre serei fã de dormir no escurinho!). Viver sem burocracias é muito bom, mas viver com muitas regras enche o saco (mas se aprende). Agora faço planos com meses de antecedência e já não acho estranho. Viver sem violência é gratificante (o fato de você poder caminhar na rua, a qualquer hora, na escuridão ou não, sem se preocupar é realmente muito bom). Saber que o dinheiro dos seus imposto está sendo usado para seu benefício não tem preço (sim, paga-se muito, mas também recebe-se muito)...

A lista poderia seguir e seguir... Mas para finalizar, o que posso dizer é que estou feliz e neste momento não penso em voltar para o Brasil. Claro que há situações difícies, sempre haverá, mas podem-se contornar e viver numa boa.

Jeg elsker at bo i Danmark!

1 comment:

Tag along said...

Thats good to hear baby,
-I think... if i understood the google translate correctly..