May 27, 2009
Último dia
Amanhã meu pai vai embora, *pena*. Acabou-se o que era doce. Mas hoje teremos uma despedida de "ouro". Vamos ao considerado melhor restaurante de Copenhagen e o terceiro melhor do mundo, Restaurante Noma. Depois conto como foi!
May 25, 2009
Fim de semana prolongado
Estivemos na casa de praia (summerhus) dos meus sogros este fim de semana. Foi muito gostoso. Uns dias lindos, muita comidinha boa, tour pelos supermercados dinamarqueses, passadinha num museu ao ar livre (Hjerl Hede), descanso, cervejas e jogo de buraco, muito buraco!
Muito maneiro.
Como meu celular não se conecta a internet, não posso postar fotos e hoje não tenho minha câmera, mas fotos virão!
May 19, 2009
May 18, 2009
Preguiça
Este fim de semana foi de preguiça total, nossa! Sábado choveu o dia inteiro, o dia pedia para ficar em casa de bobeira. Alugamos 5 filmes e pronto, dia de relax que há muito não tinha...
Lista dos filmes:
* Blindness (muito bom e também um dos melhores livros que já li na vida! Must see and read!)
* The number 1 ladies detective agency (bonitinho este filme, o livro também é uma delícia)
* Pineapple Express (engraçadíssimo mas surreal, dos comediantes da vez nos EUA)
* Death race (whatever kristian, that is all I can say. A única coisa boa do filme é o Jason Statham, do filme "The Transporter" e "Lock, Stock and Two Smoking Barrels".
* The boy in the striped pyjamas (ainda não vi, mas dizem que é bom. Também não li o livro mas está nos próximos da lista)
Bem movimentado o sábado, não? Domingo foi também relax, mas limpamos a casa inteira. E quando eu e kris resolvemos fazer juntos não dá certo!! Mas no fim conseguimos... Receberemos o papai e Tininha com a casa limpinha...
Hoje é o primeiro dia do novo emprego do Kris, estou curiosa para saber como está indo!
May 15, 2009
Noruega
Depois de um ano... Impressões
Moro em Copenhagen há exatamente um ano. O período de adaptação chato e muitas vezes inconveniente já passou. Quase me sinto uma local, só faltando, claro, a fluência em dinamarquês (isso são outros quinhentos, falamos sobre isso daqui a um ano!).
Agora tenho um emprego, amigos maneiros e interessantes, conheço a cidade e não preciso mais de mapa (quase sempre). Ando de bicicleta sem medo, mas com capacete (o trânsito de bikes as vezes é cruel e o povo anda feito louco, é preciso prudência caso não esteja acostumado). Agora sou super pontual, como quase todos os dinamarqueses (ainda falta ser pontual nas festinhas, mas ainda chego lá). O frio não me assusta e sobrevivi ao inverno. Aprecio muito mais o sol e acabei me acostumando a ter uma cortina branca e fininha para deixar a luz passar (mas nada como um blackout, sempre serei fã de dormir no escurinho!). Viver sem burocracias é muito bom, mas viver com muitas regras enche o saco (mas se aprende). Agora faço planos com meses de antecedência e já não acho estranho. Viver sem violência é gratificante (o fato de você poder caminhar na rua, a qualquer hora, na escuridão ou não, sem se preocupar é realmente muito bom). Saber que o dinheiro dos seus imposto está sendo usado para seu benefício não tem preço (sim, paga-se muito, mas também recebe-se muito)...
A lista poderia seguir e seguir... Mas para finalizar, o que posso dizer é que estou feliz e neste momento não penso em voltar para o Brasil. Claro que há situações difícies, sempre haverá, mas podem-se contornar e viver numa boa.
Jeg elsker at bo i Danmark!
May 12, 2009
Coisas que acontecem de vez em quando...
Estava eu feliz e contente voltando para casa do trabalho na minha bike, ontem à tarde. Passava por um lugar que normalmente não é o meu caminho, mas que na verdade é melhor do que o que faço. Esperava em um sinal vermelho. Cruzei no amarelo. Um cara continuou ao meu lado e logo depois, em dinamarquês, diz:
- Poderia te perguntar uma coisa?
Eu, muito simpática, achando ser alguma pergunta sobre o caminho, respondi que sim, se ele mudasse para o inglês (assim de surpresa, o meu dinamarquês não é muito bom, tenho que pensar muito ainda). Ele vai e diz:
- I just passed by you in the other cross and I was just wondering if you would go out on a date with me!!! :-)
Imaginem, foi uma supresa, nem sabia o que dizer, fiquei meio sem resposta, até que falei:
- Really? (imaginem se isso é resposta confiante!)
Enfim, falei para ele que era casada mas que fiquei muito lisongeada com a pergunta, daí ele termina.
- Well, what a shame but your husband is a lucky man! And hopefully I'll see you around.
Bom isso, né? Meu ego está muito bem, obrigado!
Acho que porque a primavera chegou e os dias estão lindos, os dinamarqueses estão mais ousados. E ele era bem bonitinho...
Ps: fotos da minha viagem maravilhosa a Noruega virão mais tarde. Que lugar lindo, só o que posso dizer no momento....
May 7, 2009
Otras cositas más
Hoje eu e Kris viajamos para Bergen. Encontraremos meu pai e Tininha. Empolgação. Vamos passar o fim de semana prolongado. Amanhã é dia da Prece (!) aqui na Dinamarca, feriado. Estarei sem internet, quando voltar conto como foi.
Esta semana tive minha primeira aula de dinamarquês, depois de quase 2 meses de break involuntário. Nova escola, novo tudo. Foi interessante, para não dizer outra palavra! Pelo menos foi bom voltar a praticar a língua, apesar de uma grande preguiça de ir a aula. Mas sempre acabo indo. Ainda mais agora que minha escola está localizada no bairro multicultural de Copenhagen, cheio de imigrantes, bares maneiros, cafés, festinhas na rua, precisa ver! Mas também tem o ocasional tiroteiro...
Explico: anda rolando uma guerra interna aqui na cidade entre a segunda geração de imigrantes turcos e os hells angels, pelo controle da droga. Um atira no outro, e claro, alguns inocentes no meio do caminho. E tudo isso sempre acontece neste bairro, Nørrebo. Eu estou no meio do furacão, bem pertinho da base central dos motoqueiros. Minha alma de jornalista não pode deixar de pensar: "estou no meio do fogo, vamos lá!"
Aventuras virão.
May 4, 2009
Fim de semana
Olha quem chegou!!!
Meu pai e Tininha chegaram de tardinha no sábado. Cansados, claro. Mas como estava um dia lindo fomos dar um passeio pelos Lagos. Encontramos uma festa de rua em Nørrebo muito bacana. A foto acima é do "mar" de bicicletas estacionadas pelos cantos! Ótimos dias, ótimas comidas, ótima companhia!
Esta semana eles viajam. Quinta-feira nos encontramos de novo lá na Noruega, Bergen! Delícia.
May 1, 2009
Os dias lindos
Pelos lagos da cidade...
E os cafés à beira do lago, luzes lindas...
E Nyhavn, claro, básico na cidade...
A cidade está fervendo. Gente sorrindo, sol brilhando, cada dia escurece mais tarde. 9 horas da noite o sol começa a se por e só vai aumentando, chegando ao quase sol da meia noite!
Jeg elsker Danmark om sommeren!!
Subscribe to:
Posts (Atom)